Proposta Pedagógica – Colégio Futuro SLM

Proposta Pedagógica

A Proposta Pedagógica do Colégio Futuro é baseada no respeito ao ser humano e na valorização das relações sociais, através de uma metodologia que promove a participação ativa do estudante no processo de ensino-aprendizagem, incentivando-o a aprender de forma autônoma e participativa, tornando-o responsável pela construção do conhecimento.

Uma educação inovadora, pautada no reconhecimento de que cada estudante é um ser singular, por meio de um Currículo que visa a formação global do aluno, colaborando para desenvolver as potencialidades nas dimensões física, social, emocional, cognitiva e motora.

Educação Socioemocional

Cultivar habilidades emocionais é tão importante quanto o desenvolvimento acadêmico na formação de indivíduos e cidadãos.

Por isso, no Colégio Futuro, a Educação Socioemocional está em destaque, focando no desenvolvimento emocional, na promoção da empatia e na construção das relações saudáveis.

Responsabilidade social e ambiental

Pensando em promover mudanças de atitudes e valores, a infraestrutura do complexo do Colégio Futuro SLM conta 614 m² de área verde com horta, composteira, pomar, eco ponto, bicicletário, cisterna para captação de água e equipamento para captação de energia solar. 

O Colégio e a comunidade participam de projetos sociais e ambientais, tais como:
– Heróis do lacre;
– Tampinha legal;
– Coleta de óleo para o Projeto Reciclando Vidas;
– Seleção e venda de materiais no Centro de Coleta Seletiva e Reciclagem Almeida localizado em São Miguel Paulista;
– Contribuições para o SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes;
– Contribuições para o Centro de Cidadania Casa do Ancião.

Concepção de Educação e Prática Escolar

A educação é um processo que deve ser dialógico e crítico, permitindo que os alunos sejam sujeitos ativos na construção do conhecimento e na transformação social. A teoria e prática são inseparáveis, possibilitando aos sujeitos reflexão sobre a ação para uma educação libertadora, que seja capaz de prepará-los para as diversas demandas, atendendo o que de fato são as reais necessidades. A troca e a relação entre os pares é valorizada como ação do ensino, pois a aprendizagem é vista como possibilidade de construção do conhecimento, a partir da interação e contínuas vivências que permitem a participação ativa dos estudantes, bem como a contribuição mútua para enriquecer as experiências acadêmicas.

Neste sentido, o projeto pedagógico deve ter como base valores que levem a uma ação política, de transformação da ação dos homens sobre o mundo. Sendo pautados na: EDS (Educação para a sustentabilidade), educação democrática e diversidade.

Aplicamos os quatro princípios de ensino-aprendizagem, postulados pela Unesco, sendo eles: Aprender a ser – desenvolvimento físico e emocional; Aprender a conhecer – construção de saberes e desenvolvimento investigativo, através do senso crítico; Aprender a fazer – criar estratégias para a transformação do conhecimento; Aprender a conviver – fortalecimento de autoestima e convívio harmonioso com respeito as diversidades. 

O estudante é estimulado a aprender a aprender, saber utilizar as informações e buscar diversas soluções para as demandas que surgem, formulando hipóteses, lidando com a tecnologia digital, desenvolvendo autonomia e assumindo responsabilidade no processo de aprendizagem.